HAPPY HOURS

Espaços informais

Objetivo

O objetivo é criar um campo relaxado para que os vínculos se aprofundem, e os repertórios e trajetórias de cada singularidade possa emergir e circular. Chamamos este efeito de “liga de grupo”, caracterizando a coesão e intimidade que podem surgir dessa atividade.

Passo a passo

1

São encontros após a aula promovidos espontaneamente por alunos e/ou equipe em que a turma ou parte dela vai a um espaço fora da sala de aula para simplesmente estar junto em um contexto de compartilhamento prazeroso e livre. Não é necessário (tampouco proibido, dentro dos limites da lei) o consumo de bebidas alcoólicas.

Happy Hours são importantes para oferecer ao processo formativo a fluidez de convívio da turma, aprofundar a confiança, baixar as resistências, conhecer as singularidades e sentidos do grupo, mapear interesses e necessidades, circular informações dos bastidores do planejamento e quaisquer outras necessidades emergentes do processo formativo integral.

Se reconhecemos o ser humano de forma integral, devemos então reconhecer a necessidade de criar relações além-conteúdo, além-papéis-institucionais. Atividades como esta impactam muito a experiência em sala uma vez que o grupo passa a cultivar um nível mais profundo e consistente de vínculo e comprometimento mútuo. O grupo ganha em autonomia quando sua identidade, da singularidade ao encontro do grupo, está fortalecida e há pertencimento.

Pode ser desafiador para alguns educadores e coordenadores assumirem realidades pessoais frente os alunos. De certa forma, esta resistência também indica uma cristalização do papel institucional, no qual muitas vezes a autoridade é o meio de controle. O convite é para viver o deslocamento deste papel, e permitir que uma autoridade emerja do reconhecimento do grupo e de seus vínculos, não de uma titularidade institucional.

Este dispositivo de convívio informal é pertinente a qualquer momento que seja convocado. Pode-se observar a frequência dos encontros como um indicador da “liga de grupo”, mas há um cuidado importante a ser tomado para não criar o clima de “clube”, o que pode gerar – inversamente ao esperado – exclusão e despertencimento.

Os Happy Hours são especialmente úteis:

• no começo do curso para que os alunos e a equipe se conheçam
  • ao final de cada módulo, como celebração
  • em aniversários ou datas comemorativas