Atividade

MAFIOSO OU CIDADE DORME

Sensibilizações

Objetivo

Criar a experiência da comunicação em grupo, fazer relações com apuração, a necessidade de convencimento na mídia, sobre como transitamos em diferentes papéis ou estamos presos a eles.

Passo a passo

Materiais: uma carta ou rascunho para designar o papel de cada jogador

Conteúdo: definem-se as seguintes personagens por sorteio:

• Deus (neutro): o narrador do jogo, quem controla o tempo de cada passo do jogo e chama decisões a serem tomadas pelos jogadores.
  • Assassinos (2) (Mal): em sua vez, podem se enxergar um ou outro e devem combinar por meio de sinais quem escolhem “matar”. Não sabe quem é o psicopata.
  • Psicopata (Mall): Não sabe quem são os assassinos. Em sua vez, deve escolher alguém para “matar”
  • Detetive (Bem): em sua vez, deve escolher alguém para consultar se é do “Bem” ou do “Mal”, sendo o único jogador que pode ter certeza sobre a índole de outro (com exceção dos assassinos, que se sabem)
  • Anjo (Bem): em sua vez, deve escolher alguém para receber imunidade sobre as atividades do “Mal”
  • Vítimas (Bem): podem sofrer ações das outras personagens sem poderem interferir nesta decisão.

O jogo tem início logo que todos conhecem suas personagens:

• Deus orienta para que TODOS os jogadores fechem os olhos (“noite”) e chama para que “acordem” cada uma das personagens nesta ordem: Assassinos, Psicopata, Anjo, Detetive. Cada personagem chamada deve desempenhar sua função. É importante que Deus só chame a próxima uma vez que a anterior tenha fechados os olhos novamente, após desempenhar sua função.
  • Após a última ação, do Detetive, Deus orienta para que todos “acordem” abrindo seu olhos e anuncia apenas o resultado dos acontecimentos da noite, por ex.: se o anJo salvou alguém que foi morto por assassinos ou psicopata, Deus não menciona o ocorrido, apenas não informando a morte daquele que foi salvo pelo Anjo. Personagens do Mal não morrem à noite, ou seja, se Assassinos matarem Psicopata ou vice-versa não há “óbitos”.
  • Após a divulgação dos resultados da noite, segue-se um debate sobre a identidade das personagens do Mal.
  • Após um tempo a ser determinado por Deus, todos devem votar a prisão de algum jogador. O jogador mais votado defende-se por tempo a ser determinado por Deus.
  • Após a defesa, nova votação é convocada. Se o resultado desta se alterar, uma nova defesa acontece. Se o resultado da votação se mantiver o mesmo, o jogador votado revela sua identidade e sai do jogo, podendo observar sem qualquer interferência.
  • Após a prisão de um jogador, inicia-se uma nova rodada de noite, com todos de olhos fechados e Deus chamando cada personagem mais uma vez. O processo se repete até que haja uma maioria de personagens do Bem ou do Mal.