Atividade

OBJETO RECUPERADO

Sensibilizações

Objetivo

Criar a experiência de um deslocamento em etapas, fazer relações com, pesquisa, apuração, processo pesoal no percurso formativo.

Passo a passo

1

Materiais: sala, mobiliário de sala, um objeto escolhido por cada pessoa representando ela mesma simbolicamente

Conteúdo: bagunçar a sala criando um cenário confuso com mesas e cadeiras fora de lugar. A idéia é criar um território onde se deslocar exija observação e atenção. Fora da sala, cada participante oferece um objeto que o represente (chaveiro, óculos, coisas disponíveis na ocasião). O facilitador esconde cada objeto em uma parte diferente na sala, sem mostrar aos participantes. Um por um o facilitador os posiciona em algum lugar qualquer da sala. Eles devem esperar de olhos fechados todos estarem prontos.

“Cada um sabe o que “perdeu”. Cada um pode, sem sair do lugar, recuperar a memória deste objeto. Ainda sem sair do lugar, cada um pode perceber um pouco de onde está – se tem relevos, obstáculos.”

Facilitador pede para abrirem os olhos mas sem ainda sairem dos lugares

“Cada um pode agora olhar ao seu redor, talvez até já ver seu objeto. Pode decidir seu caminho até ele ou para encontrá-lo. Pode decidir a atitude que vai ter se encontrar alguém no caminho”

Facilitador pede para que participantes se levantem e busquem seus objetos. Deixar claro o objetivo: recuperar seu próprio objeto.

Para qualquer pergunta sobre o percurso (se pode falar com os colegas, pedir ajuda, mover objetos da sala ou o que se faz depois de ter recuperado o objeto) deve haver a mesma resposta: “faça o que entendeu”

Após todos terem encontrado seu objeto o facilitador abre para compartilhamento. Algumas questões possíveis para exploração: o que aconteceu? como cada um resolveu seu percurso? Por que pediram ou não pediram ajuda? Como cada um aprendeu ou não aprendeu com os outros? O que cada um fez após ter recuperado seu objeto? Quais sensações estavam presentes durante cada etapa do exercício?