Sensibilização

Rede de Barbantes

Técnicas Jornalísticas

Objetivo

Criar consciência do grupo através de visualização e narrativa. Chamar a atenção para as relações dentro do grupo, para a interdependência das partes num todo coerente. Quanto mais conexões e mais bem distribuídas, mais o todo e coeso e consistente.

Passo a passo

1

Em roda, uma pessoa por vez pega o rolo de barbante e passa ao próximo. Passar o barbante pode implicar no reconhecimento de algo que seja conveniente de acordo com o objetivo da aula, por ex:

  • Agradecer a pessoa a quem se entrega o barbante por algo que tenha aprendido com ela
  • Fazer uma pergunta esdrúxula sobre a pessoa a quem se entrega o barbante
  • Perguntar para a pessoa a quem se entrega o barbante sobre sua relação com leitura (ou qualquer outra coisa)
  • Dizer a quem se entrega o barbante “Eu te convido a …” e completar com algo que considere sinceramente algo que o outro poderia aproveitar em seu processo (ex: escutar mais as mulheres, lavar a louça, ser claro com suas necessidades pessoais, etc.)
2

Após considerável número de interações (mínimo de uma por pessoa), a roda terá produzido uma rede de barbante. Este formato também pode ser aproveitado como sensibilização na sequência do momento anterior, na medida em que cria uma representação física e visual de ligações entre as partes do grupo. Então pode-se:

  • Explorar a diversidade de ligações (alguém pode ter recebido o barbante várias vezes e outra pessoa pode ter recebido apenas uma) onde há maior presença e ausência?
  • Explorar a composição parte-todo, chamando a atenção para como cada um vê as relações de grupo de uma perspectiva diferente, de onde certas ligações são mais próximas que outras. Ao mesmo tempo pode-se notar o todo de relações – que raramente são concêntricas, ou seja, somos um sistema de relações irregularmente distribuídas.
  • Pode-se ainda deitar alguém na rede e tentar levantá-la em um esforço de grupo: essas relações sustentam?

Aulas em que se recomenda essa sensibilização

Compartilhe!

Voltar