A EJ seleciona 10 jovens para participarem do curso. O processo seletivo consiste em 3 fases nesta ordem: a) questionário b) entrevistas c) dinâmica de grupo. Cada etapa atua como filtro para a próxima.
Todos os alunos devem apresentar:
- Experiência com comunicação: texto / produção audiovisual
- Escuta
- Índole crítica
- Capacidade de trabalho em equipe
- Capacidade de articulação
- Autonomia
- Questionário: o primeiro filtro de seleção serve para verificar se os candidatos se encaixam no perfil buscado, o uso do dinheiro da bolsa, atividades cotidianas (trabalho, estudos), conhecer um pouco do domínio da linguagem escrita e capacidade de expressão, mapear familiaridade com técnicas e conceitos do jornalismo, mapear experiências e repertório de produção, mapear referências culturais (que informações consome, de quais veículos).
- Entrevistas: a segunda fase da seleção dá a equipe ter contato direto com os candidatos, podendo ter impressões diretas e explorar mais as informações do questionário, aprofundando o contexto do candidato, o grau de vulnerabilidade social implicado, sua atitude relacional (escuta, organização do discurso, autoposicionamento)
- Dinâmica de grupo: a terceira e última fase do processo seletivo objetiva dar uma situação real de apuração para que a equipe possa apreciar a capacidade de trabalho em equipe e habilidades relacionais dos jovens.
Um modelo possível para o processo seletivo:
Um modelo possível para questionário: