SUPERVISÃO

Gestão de equipe

Objetivo

A supervisão é um espaço de conversa periódica entre o grupo da equipe e um profissional de fora da instituição que possa sustentar e mediar um campo de escuta. Participam todos da equipe que se sintam chamados uma vez que se trata de um dispositivo de elaboração da pessoa consigo mesma em grupo assim como de elaboração do grupo como sujeito coletivo.

Passo a passo

1

Por ser considerada como sujeito, podemos reconhecer e cuidar da dimensão afetiva da equipe – nas relações internas e com alunos. A equipe é tão afetada pelo grupo de alunos quanto este pela equipe. Muitas vezes este afetamento pede um espaço de elaboração, interlocução e compreensão. Já que trabalhamos com vínculos entre a equipe e desta com os alunos, é importante oferecer este espaço.

O(a) supervisor(a), por estar fora do cotidiano e dos vínculos, pode provocar pontos de observação que dificilmente seriam vistos de dentro; além disso, narrar acontecimentos e sentimentos em coletivo permite construir um universo de representações comuns, evitando mal entendidos e posições contraditórias frente os alunos. Em supervisão, a equipe organiza a consciência de si mesma e o processo que está sendo criado para os alunos.

Sua dinâmica interna assume as necessidades e características da equipe em sua singularidade (resultado do encontro das singularidades de cada um) e do(da) supervisor(a), de maneira que não podemos precisar seus procedimentos internos (que pautas serão tratadas, se cada um deve falar ou se há um rodízio ou se a fala é livre, etc). A supervisão é um espaço onde a equipe elabora sua própria autonomia.

Alguns conteúdos de conversa que podem ser interessantes:

• Impressões sobre o grupo de alunos
  • Impressões sobre cada aluno
  • Impressões sobre o contexto do ano e da instituição e como isso afeta o processo
  • Impressões sobre o grupo da equipe
  • Impressões sobre cada membro da equipe
  • Expectativas frente o processo e seu desempenho pessoal
  • Limites que damos e limites que recebemos
  • Estratégias para demandas mais intensas
  • Urgências do grupo (alunos ou equipe) que estão atravessando o processo