Atividade

CELEBRAÇÕES

Espaços informais

Objetivo

Marcar a passagem de um etapa à seguinte de forma positiva.

Passo a passo

1

São eventos de reconhecimento das conquistas do grupo. Por isso, se referem a algum marco ou evento significativo ou à conclusão de um processo. Todos são convidados e, a depender dos recursos disponíveis, a instituição pode ter um papel de produção. Mesmo assim é altamente recomendável que os jovens participem da concepção e produção. Na verdade, essa atividade pode ser formalizada no planejamento, mesmo que sua dinâmica seja informal, pois tem caráter voluntário e livre fluxo de trocas entre os participantes. O grupo decide se a celebração deve envolver outros atores além de alunos e equipe a depender do processo que está sendo contemplado na celebração. 

Essa atividade tem uma dupla função: marcar a passagem do tempo e marcar um estágio de desenvolvimento do grupo. Como passagem do tempo, a celebração evoca recordações do processo, reconhecimento de certos deslocamentos, projeções para o futuro. Como estágio de desenvolvimento do grupo, oferece a oportunidade de este se alimentar de seu próprio esforço, admirando tanto processo quanto produto, a importância da atuação de cada um.

É recomendável que os alunos se envolvam na elaboração e produção do evento porque este processo também porta aprendizagens importantes ao nível técnico além de evocar maior pertencimento.

A celebração tem um caráter estético também. Um momento em que o grupo expressa o Belo, manifesta sua inteligência sensível e se valoriza, alimentando sua identidade (coletiva e singular) de autoestima. Esta manifestação estética se dá desde a decoração do evento até as músicas e os figurinos. É importante que os alunos tenham a autonomia da escolha dos elementos estéticos, mas que a equipe também se sinta representada. O Belo aqui refere-se não apenas ao universo dos sentidos, mas à própria narrativa dos desafios apresentados e das virtudes mobilizadas para vencê-los.

Fica a critério da equipe e dos alunos quando se faz necessário um momento de celebração, mas indicamos seguramente os momentos de lançamento e conclusão dos módulos por serem obviamente momentos de conclusão de certas etapas do processo. A primeira celebração é a própria seleção da turma e início dos trabalhos.

Como evento, a celebração tem algumas etapas:

  • pré-produção: checar a vontade do grupo, marcar data e mapear possíveis parcerias, estimar número e variedade de convidados. Nomear o motivo de celebração em conjunto.
  • produção: reservar local, providenciar insumos (comes & bebes), organizar falas da equipe e do grupo, providenciar todos os equipamentos necessários (caixas de som, microfones, cadeiras, etc), montar o evento no dia com antecedência, receber os convidados e conduzir os momentos (apresentação, agradecimentos, interações com os convidados, etc)
  • pós-produção: desmontagem do evento, devolução dos equipamentos, gestão dos resíduos, pagamentos e demais acertos burocráticos.

Compartilhe!

Voltar