Como usar?

Esse material foi organizado para ser utilizado de forma a se adaptar às suas necessidades como professor(a)/educador(a). Se você tem mais liberdade, nossa sugestão é fazer o processo do começo ao fim – com um ano de duração e três módulos completos. Mas se sua necessidade é outra, pode escolher, dentro dos materiais disponíveis na caixa de ferramentas, aquilo que mais se encaixa com a sua aula/atividade proposta. Pode ser um roteiro de aula para uma aula de pauta. Uma sensibilização para ajudar os alunos a se prepararem para fazer uma entrevista. Uma aula de como fazer um roteiro para vídeo.

Os materiais estão organizados em três: curso introdutório, técnicas jornalísticas e técnicas de grupo. O curso introdutório traz dinâmicas e atividades pensadas para, como o nome já diz, começar um curso de jornalismo. A caixa de técnicas jornalísticas tem atividades e ferramentas com foco na produção (da pauta à distribuição). Já a caixa de técnicas de grupo traz propostas para trabalhar as relações entre os jovens e suas visões como equipe.

Para usar, basta selecionar as caixas que tem a ver com a sua necessidade. Dentro dela, os conteúdos estão organizados por: contexto, materiais de referências, sugestões de atividades, sensibilizações e aulas exemplo (que são um resumo de como encaixamos todos esses conteúdos juntos para formatarmos uma aula – que dura, em média, três horas).

Vamos nessa?