Processo Seletivo

A EJ seleciona 10 jovens para participarem do curso. O processo seletivo consiste em 3 fases nesta ordem: a) questionário b) entrevistas c) dinâmica de grupo. Cada etapa atua como filtro para a próxima.

Todos os alunos devem apresentar:

    • Experiência com comunicação: texto / produção audiovisual
    • Escuta
    • Índole crítica
    • Capacidade de trabalho em equipe
    • Capacidade de articulação
    • Autonomia
  1. Questionário: o primeiro filtro de seleção serve para verificar se os candidatos se encaixam no perfil buscado, o uso do dinheiro da bolsa, atividades cotidianas (trabalho, estudos), conhecer um pouco do domínio da linguagem escrita e capacidade de expressão, mapear familiaridade com técnicas e conceitos do jornalismo, mapear experiências e repertório de produção, mapear referências culturais (que informações consome, de quais veículos).
  2. Entrevistas: a segunda fase da seleção dá a equipe ter contato direto com os candidatos, podendo ter impressões diretas e explorar mais as informações do questionário, aprofundando o contexto do candidato, o grau de vulnerabilidade social implicado, sua atitude relacional (escuta, organização do discurso, autoposicionamento)
  3. Dinâmica de grupo: a terceira e última fase do processo seletivo objetiva dar uma situação real de apuração para que a equipe possa apreciar a capacidade de trabalho em equipe e habilidades relacionais dos jovens.

Um modelo possível para o processo seletivo:

https://docs.google.com/document/d/1uf81MLB71f1IY6luXrBy7XJIm0k4SjbXdAxI98DGahY/edit

Um modelo possível para questionário:

https://docs.google.com/document/d/1l7q-TORDYmlM-L5F3Ij2c_qrQ5BNNZ3rDLtl52XBeIg/edit?ts=59de71dc