Contexto

GESTÃO DE EQUIPE

Gestão de equipe

O que é?

Gestão de equipe é o cuidado com o processo de desenvolvimento da equipe em relação com os alunos e entre si. Tem como fim tanto a elaboração afetiva dos vínculos que partem do contexto profissional (mas que frequentemente o extrapolam) como a elaboração de decisões, limites, mudanças de planejamento e adequações necessárias ao processo de formação em curso.

Por que é importante?

Em um percurso formativo integrado, a equipe também deve ser vista como sujeito de aprendizagem. É natural e desejável que a equipe tenha para si seu próprio caminho e processo de desenvolvimento. Assumimos que a qualidade da formação oferecida é diretamente proporcional à qualidade relacional da equipe e da consistência ética de seu engajamento. Compreendemos aqui que a equipe apresenta as mesmas dimensões e potenciais considerados para os alunos. Dessa maneira, a gestão de equipe deve considerar: a singularidade de cada pessoa (autoformação), as relações dentro do grupo (heteroformação), as relações do grupo com fora do grupo (ecoformação), experiências vividas (razão experiencial - não apenas com os alunos, mas entre si), construção de conceitos e símbolos comuns (razão formal), a sensibilidade do grupo (razão sensível). Trabalhar com educação integral é admitir os vínculos humanos como matéria prima de aprendizagem. A equipe é sujeito ativo neste processo e, como sujeito, deve buscar seu desenvolvimento para acompanhar o processo dos alunos e estar sempre melhorando seu desempenho com as próximas turmas. A equipe pode e deve se apoiar, rever seus padrões e aprender consigo mesma, refletindo na pele o processo de desenvolvimento integral que propõe aos alunos.

Como usar?

1

A gestão de equipe deve funcionar periodicamente mas também pode atender a demandas urgentes caso necessário. Assim como para os alunos, a equipe deve constituir para si própria um campo de confiança e respeito para que os conteúdos sensíveis possam emergir. Além de afetos e sensibilidades, a equipe se beneficia muito ao compartilhar encontros formativos e experiências em uma oferta interna, com oficinas e workshops que façam circular os conhecimentos específicos. Dessa forma, cada vez mais a equipe se torna coesa, capacitada e versátil, podendo conhecer seus pontos fortes e fracos.

Compartilhe!

Voltar