Aula

Leitura crítica da mídia: objetividade x imparcialidade

Curso Introdutório

Objetivo

Trabalhar os conceitos de objetividade & imparcialidade Descrever as características de um texto jornalístico (estilo V.S. finalidade) Apresentar processo jornalístico e a leitura crítica de matérias Debater sobre as atitudes de jornalistas para manter sua coerência profissional

Conteúdo: 

  • Conversas em sala de aula
  • Matérias trazidas pelos alunos e equipe

Momento conversa: Pra vocês, o que faz um bom texto jornalístico?

(anotar o que eles falarem na lousa)

Distribuir textos, pedir pra eles lerem em dupla. 5minutos

Perguntar o que acharam, o que entenderam. O que acharam desse texto? O que falta para que ele seja um bom texto?

    Ele falha em uma coisa básica, que todo texto tem que fazer: comunicar. Se o autor do texto “mandou uma mensagem” e você “não recebeu”, ou seja, não entendeu, há algo de errado com ele. E isso é algo que vocês sempre devem se perguntar sobre os textos que vocês escreverem. 

Como qualquer texto, ele precisa comunicar. Mas, diferente de um poema ou um conto, um texto jornalístico deve passar uma ou mais informações. Para isso, ele deve ter:

  • clareza
  • precisão
  • objetividade
  • imparcialidade

(escrever na lousa, junto com o que eles falaram)

Hoje a gente vai falar com mais profundidade de objetividade e imparcialidade, que são coisas bem próximas, mas diferentes. 

OBJETIVIDADE

Primeiro exercício: baseado no que a gente conversou sobre o texto 1, vamos propos um exercício. Vocês têm 10 minutos para escrever 3 linhas sobra a outra sala.